Ela desapareceu abruptamente, tendo sua curta existência assim interrompida, deixando em nós um espaço vazio que somente ela podia ocupar.
Recebemos a lamentável notícia algumas horas antes do sepultamento do seu corpo. Consternados, reunimos um grupo de professores para prestar algum tipo de homenagem e para mostrar à sua família o quanto estávamos compartilhando a dor de sua ausência. Seus companheiros de estudo escreveram mensagens em cartas e cartazes, levados por nós até a sala onde sua família e amigos rodeavam seu corpo sem vida.
Silvia continuará existindo em nossas memórias, permeadas pela lembrança de um sorriso doce, um rosto iluminado e uma presença muito querida.
Pelo direito à memória, que estas palavras consigam reunir a importância de uma menina com doze anos incompletos de vida, que muito conseguiu significar em nossos corações.
"E os corpos levantados, as mãos presas e o instante dos olhos que se fundem na lágrima comum. Assim o caos devagar se ordenou entre as estrelas. Eram estas as grandezas que dizia ou diria o meu espanto, se dizê - las já não fosse este canto."
José Saramago