quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pelo Direito à Memória

No dia 23 de agosto de 2011, perdemos a companhia de Silvia dos Santos Menezes, que desde o ano passado caminhava conosco. Quando nos deixou, estudava na 6ª série A, fazendo parte da nossa comunidade Escola Estadual "Professor Jorge Rahme".

Ela desapareceu abruptamente, tendo sua curta existência assim interrompida, deixando em nós um espaço vazio que somente ela podia ocupar.

Recebemos a lamentável notícia algumas horas antes do sepultamento do seu corpo. Consternados, reunimos um grupo de professores para prestar algum tipo de homenagem e para mostrar à sua família o quanto estávamos compartilhando a dor de sua ausência. Seus companheiros de estudo escreveram mensagens em cartas e cartazes, levados por nós até a sala onde sua família e amigos rodeavam seu corpo sem vida.

Silvia continuará existindo em nossas memórias, permeadas pela lembrança de um sorriso doce, um rosto iluminado e uma presença muito querida.

Pelo direito à memória, que estas palavras consigam reunir a importância de uma menina com doze anos incompletos de vida, que muito conseguiu significar em nossos corações.

"E os corpos levantados, as mãos presas e o instante dos olhos que se fundem na lágrima comum. Assim o caos devagar se ordenou entre as estrelas. Eram estas as grandezas que dizia ou diria o meu espanto, se dizê - las já não fosse este canto."

José Saramago


Nenhum comentário:

Postar um comentário